domingo, março 08, 2015

QUANDO EU NASCI


Quando eu nasci, as cegonhas já tinham terminado a sua migração para o sul do país e portanto foi um pouco difícil a minha chegada ao centro de Portugal, numa zona fora das rotas habituais dessas belas aves, que chegavam de Paris.
A minha mãe tinha-se levantado num sábado de madrugada, para ajudar a sogra a amassar o pão feito da farinha do nosso trigo, quando teve os primeiros sinais de parto. Informadas as mulheres mais velhas, a minha mãe foi impedida de prosseguir na sua tarefa e optou-se por chamar a parteira, que vivia numa aldeia vizinha.
Chegada a sapiente mulher, agora substituída por enfermeiras e médicas, foi observada a minha mãe e decretado que ainda iria demorar algum tempo até eu chegar e só havia que aguentar as dores, como todas as mães antes e depois daquele ano de 1956. Se a demora se devia á rota a sul, das cegonhas, eu não sei ao certo, mas o certo é que só na terça-feira seguinte pelas 9 h da manhã, eu cheguei.
Penso que a parteira desistiu de esperar pelas cegonhas, porque naquele tempo com os telemóveis por inventar, a internet ainda em projecto e o atraso nos telefones lá na aldeia, elas não tinham maneira de ser contactadas e então escolheram as andorinhas, para anunciar a minha chegada.
Eu bem as escutei chilrear nos beirados em volta da casa, todas agitadas. Para espantar as invejas por um transporte tão pouco usual, a parteira e as outras mulheres da família, resolveram defumar-me e às roupinhas que eu iria vestir, com fumaça de alecrim. Roupinhas essas que a minha mãe tinha laboriosamente costurado nos meses da gravidez, aproveitando as costas das camisas do meu pai já usadas, para cortar as minhas fraldas e costurando os meus vestidinhos, camisas e casaquinhos de flanela, ela mesma, com tecidos comprados na loja da aldeia ou reciclando velhas roupas, que naquela altura levava-se a sustentabilidade e o ambiente muito a sério!
E então como nasci ao mesmo tempo que o verão se anunciava, lá fui crescendo até que fiquei como na foto anexa, a primeira a que tive direito, pois fotógrafos também não abundavam! 

Arlete Maria Piedade Louro 

Sem comentários:

Enviar um comentário