terça-feira, janeiro 22, 2013

ENTREVISTA COM RACHEL OMENA DO BLOG CRISTAL DE UMA MULHER



Rachel Rocha Omena é escritora, natural de Maceió, estado de Alagoas no Nordeste brasileiro, onde reside. Mantém um blog na Internet, muito visitado, comentado e divulgado, que pode ser visto em: http://rachelrochaomena.blogspot.com/

Quem é Rachel Omena , por ela própria:

- Serei eu verdadeiramente uma Poetisa? Desde que me lembro sempre senti a leveza da poesia a latejar dentro de mim,e por volta dos 15 anos comecei a escrevê-la. Nao faço nem forço, creio que a poesia me acontece, eu fico só esperando... e a cada dia de Sol que dorme e acorda fico esperando aquele poema cativo algures num pedaço rendado sem tempo... a Poesia não se faz: Acontece! Sou uma mulher presa a doce brisa de viver despertando a noite silenciosa e inquieta que baila nos cenários dos astros e escondendo a vida no seio das estrelas Sou verso que abriga o vento aroma da mais pura água raiz de resina fresca luz da campina matinal Sou sol e sangue amor e morte poesia infinita que irradia relíquia que aquece e respira corpo selvagem da natureza luz e chama da terra dentro e fora de um deserto Sou a paixão sou música vestido de renda Sou oceano que cheira a flor de laranjeira Construindo monumentos de um reino sereno.

A autora prepara entretanto o lançamento do seu livro de poesias Cristal de Uma Mulher.

LIVRO CRISTAL DE UMA MULHER - PROLOGO

Afortunados são os que tem a capacidade de escrever poesias e fazer disto seu outro ofÍcio, e também são aqueles que o lêem e constroem um refúgio onde refrescam seu espírito com a bebida gratificante de palavras e sentimentos, que eleva seu espírito até um céu limpo de nuvens onde só brilha a luz de sua inspiração.

Uma obra de arte é boa se há nascido ao impulso de uma íntima necessidade.

Precisamente neste seu modo de engendrar-se radica e estriba o valor da poesia, porque explora as profundidades de onde mana a vida. Ali radica a história da beleza e da poesia, a que coabita em o humano e para o humano, a que vá escrevendo paralelamente a história da humanidade, e neste ordenamento perfeito do caos que antecede a beleza e se concebe a grandiosa poesia.

Muitas vezes me perguntei em meio destes desvelos que me perseguem e que me anuncia a aparição da palavra. Que misteriosos meios, que sopros desconhecidos e germinais movem a este grupo de pessoas a resgatar ”tempo do tempo” para acudir, inverno e verão, embaixo da chuva persistente ou um sol que transpassa, a cumprir com uma missão irredutível de escrever poesia.

É muito difícil dar uma opinião sobre o proveito da poesia individualmente; depende de fatores particulares do poeta. Pode ser a concreção de uma necessidade essencial, uma maneira de ver e mostrar o mundo,uma maneira de sentir junto com outros. Do que vou fazer fazendo este prólogo deste trabalho solitário, silencioso e inspiradora que realiza a escritora brasileira Rachel Rocha Omena (Maceió – Alagoas). Recebedora deste portentoso mistério, onde recolhe a beleza que sente seu espírito, traslada a palavras com sua máxima expressão, e que hoje nos apresenta este livro que titulou “ O cristal de uma mulher “ . Em cada um de seus poemas nos demonstra que a poesia é como a água que sustenta a terra. Porque atrás da palavra está o sopro poético, é a sombra invisível que forma a arquitetura, das paisagens interiores do homem, que constitui a verdadeira essência do ser, que se cobre e dialoga dentro de nós mesmos.
A poesia é a instauração do ser com a palavra. Exatamente é assim. O cristal de uma mulher se transforma e se converte em beleza . Nos eleva ao universo que para a escritora é como uma infinita galeria de arte , de pequenas e grandes obras maestras que sustentam o frágil e as vezes o miserável espectro de nossas realidades. Sente em cada verso a necessidade de ligar e conciliar o mundo com o universo onde habita a harmonia como pedra angular da beleza . Levando a poeta a estabelecer seu mundo desde onde inicia a construção de seu próprio edifício para abrir a janela das escuridões para a luz, a elevação do cotidiano as comarcas da beleza, assim, a chuva sobre o jardim, o cantar dos insetos nas noites, a espuma e o cheiro do mar ao romper na praia , o aroma do pão ao ser cozido, o homem urbano e seus fantasmas diários, o amor, a ternura, a alegria, todas as pequenas e grandes coisas que fazem uma alma ir repetível poético.

Rachel Rocha Omena é uma das escritoras mais peculiares da nova literatura de Alagoas. De versos amatórios vibrantes por seu romantismo e por sua perpetua forma de amar. Leve como suspensa no tempo, os textos e a paisagem narrativo do amor que nos transmite laboriosa a cultura das palavras, nos produz o encanto e a serenidade que somente emerge de uma constante harmonia interior.

Há uma linguagem plena de desfrutes do carinho, da generosidade de compartilhar sentimentos , que faz que aflore em cada um dos leitores sentimentos e emoções que voam como uma pluma para os profundos e misteriosos filtros do amor. Esta é a ação e reação alquímica que produz fascinação e fará que nos cerque como espectadores a seu poema a cada momento.

O mérito a sua poesia é como se saíram cristais de sua boca. Palavras de cristais, que encandeiam e encantam e caem no resplendor da memória do leitor. Tem uma trajetória poética pela precocidade e a intensividade e que vence assim a diáspora do tempo nesta terra que há deixado a seus cantores da palavra.

Sua melhor qualidade reside em ser o centro mesmo da claridade e as inspirações do homem, de seu abismo e de seus sonhos mais altos.


Rachel Omena


"ENTREVISTA AO RÁDIO E JORNAL RAIZONLINE


Arlete Piedade (AP): - Continuando a divulgação de valores da cultura em língua portuguesa, convidámos há algum tempo, Rachel Omena, para publicar os seus poemas no nosso jornal e também para numa entrevista, divulgar a sua poesia e obra. Assim voltando a dar as boas vindas a Rachel á equipa da Raizonline, vamos começar por lhe pedir que nos fale das suas origens, sua infância e juventude, bem como de sua cidade e sua família, para a ficarmos a conhecer melhor, bem como os locais paradísiacos onde decorre a sua vida.

Rachel Omena(RO): - Arlete,para mim é uma grande alegria está participando do Raizonline. Nasci em Maceió, Alagoas. Adoro este paraíso tropical. Filha de mãe alagoana e pai holandês. Tenho três filhos maravilhosos do qual me orgulho .
Minha infância foi muito feliz com meus pais e irmãos, conhecendo assim a paz e a tranqüilidade de um lar perfeito. E minha juventude foi muito bonita pois sempre fui uma pessoa sonhadora e motivada de bons costumes e tradições.

AP: - Então agora será a vez de lhe pedirmos para nos falar da sua vida profissional e de como se iniciou na literatura e na arte em geral, pois sei que também já fez teatro. Pode contar aos nossos ouvintes e leitores, essa sua experiência teatral e como começou a escrever poesia?

R.O.: - Querida Arlete. Sou empresaria, do ramo da confecção. Desde muito cedo ainda criança eu gostava da pintura e depois dela comecei a escrever com os mais belos de meus sentimentos, o amor.

A primeira foi endereçada a meu pai com a sua morte,porque dentro destas letras estavam a dor o sentimento de perda e do meu amor de uma filha.

Sobre o teatro eu comecei no colégio e sempre gostei. Um dia fui chamada para fazer um papel importante no teatro aqui da capital. Com a peça,Terra Maldita onde tive muitos aplausos. Mas,como nesta época éramos minoria nada andou para frente. Hoje já temos mais cultura aqui em Alagoas. A poesia está em meu sangue ou melhor em minha alma pois tudo gira em torno das letras como figuração de verdades e imaginações fertilizadas pela essência da criação de cada uma.

AP: - Diz na sua biografia acima que " a poesia não se faz...acontece..." opinião que subscrevo inteiramente. Mas então explique melhor aos nossos ouvintes, como acontece a poesia na sua vida, em que momentos sente esse apelo, e como a passa para o papel, ou para o ecran do seu computador.

R.O.: - Olha amada, de repente eu começo a escrever dentro mesmo da postagem do blog ,daí vou criando o que estou vivendo e ferindo o desamor, pulsando o amor muitas vezes com um pouco de erotismo e sensualidade. Mas, tudo caminha para um parâmetro de um amor verdadeiro porque eu acredito nele.

AP: - Lendo a sua poesia, apercebemo-nos da sua sensualidade que transmite inteiramente para os seus poemas. Qual a recetividade dos seus leitores a esse modo de sentir a poesia e expor as suas mais intimas emoções e sensações de mulher?

R.O.: - Gostei desta pergunta. Olha! Sensualidade é que não falta dentro de uma mulher sonhadora e romântica com eu. Sou mulher e gosto de ser ativa e amada .Assim sendo consigo o delírio de homens e mulheres dentro de minhas letras que sonham estar desfrutando da essência de seu movimento.

Também gostaria de frisar que não que eu seja contra a ideologia dos leitores mais eu sempre quando entro em matéria do sexo e de sua sensualidade eu busco o entendimento para dentro do casamento e não para casos de amor.

AP: - Sei que está a preparar o lançamento de um livro de poesias. Pode falar-nos um pouco dessa obra, se já publicou antes, e que objetivos espera alcançar com a sua publicação.

R.O.: - O Cristal de uma Mulher está preparado para lançamento e em breve será publicado para os amigos, e quem sabe a sorte me alcance e eu poderei escrever um outro livro logo depois com todas as criatividades em pensamentos dentro de relatos da história de minha vida. Não penso em vender a minha obra mais se isto acontecer por um acaso eu ficarei lisonjeada.

A.P.: Fale-nos agora um pouco do seu blog Cristal de Uma Mulher, que pelo que vi, é bastante visitado, comentado e tem mais de 800 seguidores. Quando o abriu, qual tem sido a recetividade do mesmo, e como faz a sua promoção e divulgação.

R.O.:- Cristal de uma Mulher foi e será sempre minha obra particular entre mim e o meu público que admira minhas criações e seus detalhes.

Este blog foi criado numa fase muito solitária de minha vida,onde eu caminhava meus passos incertos , sonhos perdidos e de muita melancolia..Ali eu comecei a viver uma vida em letras onde eu não a via como tão importante mais, que a cada escrita eu buscava dentro de mim mesma a possível volta a meus sonhos de amor e de vida.
Hoje sou conhecida internacionalmente e posso te dizer que a minha alegria é tamanha. Tenho comentários que brilham em meus olhos e que me dão forças para continuar e ser melhor a cada dia. Não só para mim mesma para alimentar pessoas que necessitam assim como eu necessitei de recomeçar uma nova vida. Hoje eu sou feliz encontrei a verdadeira alegria de viver.
Olha te falo que não divulgo meu trabalho mais deixo fluir a todos que buscam uma boa literatura.

A.P.:- Acha que é suficiente para a divulgação das suas obras na Internet estar presente com um Blog, ou outras ações, nomeadamente publicação em sites culturais como o nosso, e divulgação em redes sociais, será também fundamental?

R.O.:- Olha um escritor além de ser sonhador sonha com a sua criação caminhando muito além das estrelas. Logicamente queremos ser reconhecidos entre tudo, mais que possível possa chegar e agradar.

A.P.: - Então agora tem a oportunidade de fazer parte dos nossos autores e colaboradores, aqui no Portal Raizonline, nomeadamente publicando no nosso jornal, mas poderá também contar aos nossos ouvintes e leitores,em que outros locais está também a publicar e se tem mais blogs na Internet dos quais queira também falar.

R.O.: - Amiga, sim eu tenho outros blogs como: Mulher, O coração de uma Mulher, perfume de uma Mulher e um blog de literatura universal onde eu fiz para quem busca na internet grande autores de livros e poesias .Mas, tenho um blog muito importante para mim, que pode não ser bom para outras pessoas. É polêmico porém de uma verdade que muitos não querem ver nem saber. Deixo a direção para aqueles que gostam da verdade.
http://missoesparaomundodehoje.blogspot.com/

AP.: - Concluimos aqui esta entrevista, em que apresentamos aos nossos ouvintes uma das mais recentes colaboradoras do Jornal Raizonline, convidando Rachel a deixar uma mensagem a todos que se iniciem agora na escrita e na cultura em geral, sejam protagonistas ou divulgadores como nós.

RO.:- Nunca desista de seus sonhos e olhe sempre com os olhos do coração para que a alegria reine dentro de cada um.

A.P. - Muito grata querida Rachel, por esta oportunidade de a conhecermos um pouco melhor e a divulgarmos. Desejamos o mais sucesso para o seu livro e carreira literária.

Entrevista conduzida por Arlete Piedade


Uma poesia de Rachel Omena:

Quero-te, intermitentemente...

Na ausência; substituem-se alucinações pela ânsia em tê-lo por perto; imagina-se para o existente e inventam-se meios de palpá-lo; a dor é a criação de maneiras de sobreviver à ausência...
Saio por aí, a sua procura...
Onde estarás? Nos corais de cores sortidas
Mares adentram uma obscuridade infinita...
Mostram um pouco apenas... Sua respiração...
Afogo-me em seus curtos segredos
Todos... Muitos... Alguns...
Segredo alado... Faz-me algoz trovador
Infância minha, desenho-te nos contornos das árvores
Teu nome, divindade que traduz a fé no metafísico
O misticismo da gravura, desenho meu
Refletindo no lago dos seus olhos
O mergulho com golfinhos inocentes
Trazem-te nos braços; nadadeiras enfeitiçadas
Depositam-te em um sopro dentro de mim...
Sou tua... És meu...
Olho os passos sujos de areia deixados no mar
Alegria finda das marcas de tatuagens – beijos seus
Atalhos presenteados que me levam a ti, amado,
Falando-te baixinho, em um desabafo...
...Amo-te...
Mente tagarela
Não cansa de recitar declarações de amor
Versos na lembrança...
És real, enfático... Estudarei religiosamente
A tua amadologia, quem sabe assim...
Detenho-te em meus espaços vazios
Temperando teu âmago a meu gosto
Beijos; abraços e arranhões...
E se assim não for... Não há problemas,
Quero-te a qualquer custo...
Prender-te-ei em uma garrafa de cristal.
Pensamento parideiro; chocadeiro; Inventa-te!
Faz-me sonhar com o abraço correspondido...
A voz doce... Quase virgem
Traga-me em teus pulmões bentos
E lá deixarei meu manual de instrução
E assim, de repente... Gosto de chocolate...
Lentamente...
Respira-me...
Infiltra-me...
Faz-me cativa
Quem sabe... Ser teu lar... Tua família...
Teu órgão adotivo...
Parte de ti.

A seguir pode ver a cidade da autora, uma das mais bonitas do Nordeste brasileiro, com as suas belas praias, neste vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=i9P5TaBdVts

Esta entrevista está publicada no Jornal Raizonline e pode ser lida, aqui:
http://www.raizonline.net/centoequarentaeum/quarentaeoito.htm

Para escutar a gravação do programa na Rádio Raizonline, aceder aqui:


ou copie e cole na barra do seu browser:
http://saudedomicilio.blogspot.pt/2011/10/gravacao-da-entrevista-rachel-omena.html

2 comentários:

  1. Minha linda que maravilha voltar aqui e lembrar do carinho que tiveste comigo..Nunca será esquecido amiga.
    Aindaa não consegui formar os videos com sua voz falando minhas 3 poesia com fundo musical mais sei que vamos conseguir isto sim para eu relatar no meu blog,ou melhor colocar em meus blogs.

    Um beijo enorme querida fica com O Pai Eterno

    ResponderEliminar
  2. Não há como comentar se tudo está definido em,
    "Quero-te, intermitentemente...
    Na ausência...
    E saio por aí, a sua procura
    Estarás no corais?
    Mares adentro!
    Mostra-me um pouco apenas... (e vai)!!!
    Sou tua... És meu
    "O que comentar mais se"...
    A alegria finda das marcas
    Tatuagens Tuas...
    Beijos teus

    É pura, e simplesmente; esmagadora! Anjo "meu"!
    Parabéns! A tua Poesia é linda! Nada! Nada! Mais que isto.
    Um abraço dos, "Anônimos da Poesia e da Arte".

    ResponderEliminar