terça-feira, janeiro 08, 2013

3ª COLETANEA POÉTICA DO GUARÁ - MINHA PARTICIPAÇÃO















Participei da 3ª Coletânea Poética do Guará, com o seguinte poema:

Bombeiros

Será só da natureza ardente pelo calor extremo do verão
ou também do descuido do homem com a mata e floresta?
Então porque se encontram vestígios criminosos pelo chão
e onde o incêndio lavra, árvores ardem, casas e nada resta?

Como podem culpar esses heróis abnegados, os bombeiros,
quando no Inverno, lhe retiram subsídios e negam material !?
Se ao surgir o fogo imparável e aterrorizador, são os primeiros
sem dormir e comer , incansáveis enfrentam o calor infernal?

Tudo esquecem, a família, os filhos, os sonhos e até a sua vida
ao assumirem um compromisso sagrado, uma divina missão
de ajudarem a humanidade a derrubar esse terrível inimigo...

no afã de chegaram ao seu destino, e iniciaram a sacra lida
acidentes ocorrem, bens e heróis despedaçados pelo chão
ou cercados pelo fogo, carbonizados, desprezando o perigo...

Arlete Piedade

Ver abaixo texto sobre a organização e importância, da
3 ª COLETÂNEA POÉTICA DO GUARÁ
INDICAÇÃO DO ORGANIZADOR
Conforme as manifestações do público presente no Sarau Poético do Guará, realizado em 17 de maio de 2012, no Teatro do Guará – Brasília (DF), foi o Sr. Adilson Rodrigues Cordeiro indicado para conduzir os trabalhos de Organização da 3ª Coletânea Poética do Guará, com previsão de lançamento para outubro/2012. O processo de indicação foi organizado pelo Sr. RAFAEL SOUSA, Gerente de Cultura e Educação da Administração Regional do Guará. Finalizada a indicação, o Sr. Adilson agradeceu a todos pela confiança depositada para organização de mais um Projeto Cultural promovido pela Casa da Cultura do Guará. Frisou que a Literatura é necessidade de comunicação e um dos pilares de sustentação da cultura de um povo. Sem ela, essa nação pode perder sua identidade cultural, regredir e até desaparecer. Sustentar a Literatura viva e atuante é obrigação da política cultural de qualquer governo ou instituição pública de fomento a cultura e de todo cidadão.
REGULAMENTO (Tema: MEIO AMBIENTE)
I – PROMOÇÃO E REALIZAÇÃOArt. 1º – A 3ª Edição da Coletânea Poética do Guará (2012) é uma iniciativa cultural da Gerência de Cultura e Administração Regional do Guará – Brasília (DF).II – OBJETIVOSArt. 2º - a) Incentivar a produção literária, revelar novos talentos no cenário da poesia brasileira e ampliar o espaço institucional da Administração Regional do Guará na área cultural.b) A edição será de 1.000 (hum mil) exemplares patrocinadas pelo GDF e/ou empresas da iniciativa privada. c) A distribuição será gratuita, com remessa obrigatória às bibliotecas públicas do Distrito Federal. III – PARTICIPAÇÃOArt. 3º- Poderão concorrer:• Brasileiros maiores de 18 anos, residentes no território nacional;• Escritores estrangeiros com notória participação literária. Art. 4º- Cada participante poderá inscrever apenas 01 (uma) poesia inédita e não publicada.IV – NATUREZA E DO TEMAArt. 5º – O tema será dedicado ao MEIO AMBIENTE, cujas poesias deverão conter no máximo 28 (vinte e oito) linhas.Art. 6º – As poesias devem ainda conter elementos que promovam o bem-estar e os valores morais
Ver texto completo sobre a Coletânea. aqui:
http://www.guararte.org.br/guararte/?p=623

1 comentário:

  1. Bom da minha amada amiga.

    A poesia reina aqui e a pena de tua caneta explode em letras que cavalgam em belos pastos..Parabéns.
    Arlete tenho estado um pouco afastada de todos mais meu coração vive em cada um de vocês ainda que as circustâncias sejam de tristezas pela enfermidade de minha mãezinha..

    Amada quero te pedir se possivel me enviar a reportagem que fizeste a mim como homenagem a minha poesia.Pois minha amada o meu computador foi formatado e assim perdi muitas cosas importantes da minha vida..
    Por favor se você tem em seus arquivos e o you tube com a poesia recitada com a sua voz me envia pois muito alegraria este meu coração amiga.

    Um grande beijo e muito sucesso a tua vida..

    rachelrocha77@yahoo.com.br

    Te agradeço

    Rachel Omena

    ResponderEliminar