quinta-feira, setembro 29, 2011

PROGRAMA DA RÁDIO RAIZONLINE, FALAR POESIA QUINTA FEIRA 29 DE SETEMBRO DAS 20 ÁS 22 H DE PORTUGAL/18 ÁS 20 DO BRASIL


 

OUÇA O MEU PROGRAMA FALAR POESIA NA RADIO RAIZONLINE, QUINTA-FEIRA DIA 29 DE SETEMBRO DAS 22 ÁS 24 H/DAS 18 ÁS 20 HORAS DO BRASIL.

Acessando o site:

http://www.raizonline.com/radio/

 

 

Hoy he puesto un player de música en el blog como lo tenia hace unos ... | http://www.bestwebmaker.c...


 

No programa de hoje irei ler alguns textos, em poema ou prosa, constantes dos blogs do Portal Raizonline, bem como do Jornal Raizonline e dos grupos Raizonline do Facebook. 

Durante o programa poderei ler textos e poemas a pedido dos ouvintes e amigos. Para isso poderá falar comigo através dos seguintes meios:

-  Chat do Facebook, do Menseger da Radio Raizonline (raizonline@hotmail.com) e também mensagens no chat da Rádio ou enviar-me para o meu email: arletepiedade@raizonline.org.

 

Menção de qualidade - Poesia (Dez) | http://www.escritartes.com/forum/index.php?page=20


  Esta noite, teremos pela primeira vez,  divulgação de textos de Valdo Santos, José Luis Cordeiro, e Joel Gomes Teixeira. 

Também poemas dos autores do Jornal Raizonline:

Joel Lira

Marcos Loures

Amália Faustino

Gilberto Nogueira de Oliveira

Cremilde Vieira da Cruz

e Maria da Fonseca

 

 

Poesia - Mensagem de Poemas || Provas de Amor | http://www.provasdeamor.com/poemas/a_poesia.html


Quem quiser enviar-me músicas com uma dedicatória para alguém querido, também o poderá fazer que terei todo o prazer em atender.

Poderão usar o meu email: arletepiedade@raizonline.org.

 

 

Tem Bom Gosto Para Musica ? - Fun140 | http://fun140.com/quizzes/139346-tem-bom-gosto-para-musica-/t...


 

Passarei musicas românticas, em português, inglês e outras línguas, como francês ou espanhol, nomeadamente de Roberto Carlos, Adelaide Ferreira, Shania Twain, Salvatore Adamo entre outros.

 

Poetisa del Amor: Cielo Nebuloso... | http://www.network54.com/Forum/620570/message/1220226086/Cielo...

 

Arlete Piedade


 

 

 

domingo, setembro 25, 2011

FW: PROGRAMA ARLETE CONVIDA NA RADIO RAIZONLINE DOMINGO 25 DE SETEMBRO



PROGRAMA ARLETE CONJVIDA NA RÁDIO RAIZONLINE

 

DIA 25 DE SETEMBRO DAS 22 ÁS 24 H

(18 ÁS 20 HORAS DO BRASIL)

 

 

Entrevista com o cantor HUGO SAMPAIO e divulgação do seu CD EMBORA DANÇAR e seu ultimo tema LOKO LOKO BUM BUM

 

Homenagem a José Niza autor da canção E DEPOIS DO ADEUS, que nos deixou.

 

Reportagem da actuação do cantor TOY em Santarém.

 

CAMPANHA LIVROS PARA MOÇAMBIQUE

 

OUÇA ACESSANDO O SITE:

http://www.raizonline.com/radio/

 

Musicas:

 

CD EMBORA DANÇAR DE HUGO SAMPAIO

MUSICAS DE JOSÉ NIZA interpretadas por PAULO DE CARVALHO e outros

DE PAI PARA FILHO





JOAO FURTADO

J Juanito, grande homem e belo filho
O O meu orgulho primeiro e hoje
A Aniversáriante, filho espero que...
O O dia de hoje se repita por longos anos!

F Frutos de amor e paz colhas
U Unicamente e em abundancia
R Replecto do bem por este mundo
T Tu caminhes com rectidão
A A tua familia sejas o garante
D Da vida tires para ti sempre o bem...
O O desejo de felicidades, é o meu presente!

João Furtado

25 de Setembro de 2011

quinta-feira, setembro 22, 2011

ARISTIDES



A A Paz a tua alma te desejo
R Rezo por ti, senhor presidente
I Infelizmente partiste e que descanses
S São regras da vida, a morte faz parte
T Tiveste tua parte na historia deste País,
I Ilhas no meio de mar que forma Cabo Verde,
D Da tua Pátria fica a saudade de um homem
E Especial que à sua maneira soube
S Servir a Terra querida que o viu nascer!



João Furtado

domingo, setembro 18, 2011

FW: PROGRAMA ARLETE CONVIDA NA RADIO RAIZONLINE DOMINGO 18 DE SETEMBRO



PROGRAMA ARLETE CONJVIDA NA RÁDIO RAIZONLINE

 

DIA 18 DE SETEMBRO DAS 22 ÁS 24 H

(18 ÁS 20 HORAS DO BRASIL)

 

 

 Entrevista com Carlos Conrado, presidente do Movimento Cultural A Pleiâde, artista plástico, poeta, actor e dinamizador cultural de Aracajú-Sergipe (Brasil)

 

 

CAMPANHA LIVROS PARA MOÇAMBIQUE

 

OUÇA ACESSANDO O SITE:

http://www.raizonline.com/radio/

 

Musicas:

 

Zezé di Camargo e Luciano

Martinho da Vila

Zé Ramalho e Luis Gonzaga

Maria Cecília e Rodolfo

Valter e Vinicius

Guilherme e Santiago

Chitãozinho e Xororó

Katia Guerreiro

e João Pedro Pais

entre outros

sábado, setembro 17, 2011

OS HOMENS TAMBÉM CHORAM (CONTO)

Eram apenas sete horas da manhã, naquele dia do início de Março, mas o calor já se adivinhava insuportável. O carro estava parado na fila do meio na auto-estrada , como em todas as manhãs dos últimos cinco anos e Manuel tentava conter a ansiedade como sempre em todos os outros dias em que se dirigia para o trabalho.
Ligou o rádio num gesto entre impaciente e resignado. Já sabia o que ia ouvir:
- Senhores ouvintes, a temperatura prevista para hoje em Lisboa, situa-se entre os 35º graus de máxima e 25º de mínima. Alerta laranja activado em dez distritos do continente. Alerta vermelho na zona da grande Lisboa e grande Porto. Não se esqueçam de levar consigo as garrafas de água para manter a hidratação! Não expor a pele directamente ao sol! Crianças e velhos devem manter-se em casa! – E prosseguia o locutor:
- Trânsito congestionado nas principais vias de acesso á capita! Também no grande Porto e na Via de Circunvalação trânsito com demora acentuada! – mas Manuel já nem ouvia o locutor, era sempre assim todas as manhãs. Tocou no comando instalado no volante, para procurar uma outra estação de rádio, que lhe desse música relaxante e calma!
Mas só encontrava os sucessos barulhentos do momento....Irritado desligou o rádio. Olhou pela janela e reparou na ocupante do carro ao lado. Ela sorriu-lhe e ele retribuiu o sorriso fazendo um gesto de resignação que pretendia abarcar as filas e o trânsito e o mundo em geral.
Ela retribui com um encolher de ombros e ele não pode deixar de reparar naqueles ombros morenos, que estavam desnudados pelo vestido. Não conseguia ver bem, mas aparentemente ela usava um vestido ou blusa sem ombros, apenas cingido no busto por aquelas filas de franzidos que estava na moda.
Os seios pareciam ser grandes e os olhos escondidos atrás dos enormes óculos escuros, apenas se podiam adivinhar. Como seriam os olhos dela?
Os cabelos eram curtos e louros, com uma franjinha caída para a testa ampla. O trânsito na fila ao lado avançou e a mulher arrancou devagar. O carro dele não saíu do mesmo local entretanto, mas Manuel não se irritou. Sabia que dentro em pouco se voltariam a cruzar mais á frente noutra fila.
Agora era a sua vez de arrancar. Seguiu em frente devagar, quase automáticamente, e voltou a ligar o rádio. Agora passava uma música antiga de Elton John. Ficou a ouvir e a recordação da esposa voltou com maior força agora. Era sempre assim. Em qualquer circunstancia do dia a dia, inesperadamente, lá voltava o fantasma do passado para o atormentar.
De repente viu-a á sua frente, como naquele dia em que ela lhe tinha pedido o divórcio. Escutou as suas palavras agressivas de novo:
- Vai-te embora de vez! Deixa-me em paz! Nunca me amaste! Vai para as tuas amantes! Para que me hei-de esforçar para te dar esse filho? – Para ficar no mundo mais uma criança sem pai?
Ela não o compreendia, nunca tinha compreendido a sua necessidade de ter um filho para dar continuidade ao seu nome, para lhe fazer companhia e brincar com ele. Como sonhava com esse filho! Imaginava que iriam passear ao parque, que dariam grandes caminhadas, que iriam jogar á bola, imaginava que ensinaria ao filho tudo que tinha guardado dentro de si, fruto de longas horas silenciosas de reflexões, as descobertas sobre o coração humano, as tentativas inglórias de compreender aquela mulher que era sua desde a infância comum passada na aldeia!
Ela sempre tinha sido sua, continuava a ser sua, mas como lhe fazer entender isso? – Agora era tarde, pensou pela milésima vez. O divórcio tinha sido decretado na semana anterior , era um facto irregovável que no entanto não sabia se iria aceitar alguma vez.
A fila estava de novo parada. Meteu a mão no saco a seu lado e pegou na caixa de chocolates. Comeu um quadrado sem pensar! O doce derreteu-se-lhe na boca! Seguiu-se outro e outro mecânicamente! Sempre tinha gostado de comer, por isso estava um bocado acima do peso.
Ela sempre o aborrecia por isso. Agora pelo menos já não a iria ouvir a chateá-lo. Aproximavam-se das portagens e o carro da frente travou bruscamente devido a outro ter mudado de fila inesperadamente. Sem ter tempo de reagir e fragilizado pelas suas recordações de um casamento fracassado, Manuel embateu violentamente no carro que fez peão e ao bater no separador capotou aparatosamente.
O seu carro tinha-se imobilizado com uma violenta travagem e Manuel saiu em socorro do outro condutor. Não tinha reparado que era o carro da mulher loura. Ela estava presa no cinto de segurança e sangrava da cabeça. Antes de mais nada ele telefonou para o serviço de emergência médica e enquanto esperava a chegada da ambulância, deitou-se no alcatrão a seu lado, acariciando-lhe os cabelos que rapidamente estavam a ficar empapados de sangue.
Ela naquele momento representava todas as mulheres, as que tinham passado fugazmente pela sua vida, as primeiras namoradas, as amantes, a esposa! Em especial a esposa!
Murmurou, sentindo o rosto molhado:
- Perdoa-me, perdoa-me! Não morras, não te vás! Deixa-me conhecer-te melhor! Não me abandones!
Ouviu os silvos da ambulância que chegava, e afastou-se para dar a vez aos paramédicos! Entrou no seu carro mas ao ligar a ignição nada se ouviu! A porcaria do carro tinha ficado mais afectado do que ele suspeitava.
Agora era a brigada de trânsito da GNR que o chamava para fazer o Auto de Ocorrência. Respondeu mecânicamente ás perguntas, assinou onde lhe pediram, e recusou a ajuda que lhe ofereciam sem pensar. Ficou junto ao carro imobilizado e pegando no seu telemóvel chamou um pronto-socorro, para o levar para a oficina.
Quando este chegou, deu as indicações necessárias, e recusou ajuda mais uma vez. Lentamente e sem olhar os carros que se desviavam dele para não o atropelarem, dirigiu-se á berma da Auto-Estrada. Passou as pernas pelo separador, e deixou-se cair no talude cheio de ervas que ainda deviam estar verdes, mas já estavam a secar naquele início de Primavera, que se comportava como o fim do Verão. Afastou-se perdendo-se entre os matagais! Para ele não havia estações do ano. Tinha deixado de haver Primavera, ou Verão! Seria sempre Inverno doravante!

Arlete Piedade

Ver o vídeo da canção "Um homem também chora" por Fagner

domingo, setembro 11, 2011

PROGRAMA ARLETE CONVIDA NA RÁDIO RAIZONLINE
PROGRAMA ARLETE CONJVIDA NA RÁDIO RAIZONLINE
DIA 11 DE SETEMBRO DAS 22 ÁS 24 H
(18 ÁS 20 HORAS DO BRASIL)
10º ANIVERSÁRIO DO 11 DE SETEMBRO DE 2001: O 11 DE SETEMBRO VISTO Á MINHA JANELA: CRÓNICA DE JOSÉ ILÍDIO TORRES





DIVULGAÇÃO DA GALA DAS SETE MARAVILHAS DA GASTRONOMIA QUE TEVE LUGAR ONTEM SÁBADO EM SANTARÉM E FOI TRANSMITIDA EM DIRETO PELA RTP1





ENTREVISTA COM ANGELA SILVA COM UM NOVO CONCEITO DE NEGÓCIO DE ROUPA EM SANTAREM
CAMPANHA LIVROS PARA MOÇAMBIQUE
OUÇA ACESSANDO O SITE:
http://www.raizonline.com/radio/
Musicas:
KATIA GUERREIRO,
RUI VELOSO
CARMINHO
HUGO SAMPAIO
RODRIGO
ENTRE OUTROS

PROGRAMA ARLETE CON:-)VIDA DIA 11 DE SETEMBRO NA RADIO RAIZONLONE

PROGRAMA ARLETE CONVIDA NA RÁDIO RAIZONLINE
DIA 11 DE SETEMBRO DAS 22 ÁS 24 H
(18 ÁS 20 HORAS DO BRASIL)

10º ANIVERSÁRIO DO 11 DE SETEMBRO DE 2001: O 11 DE SETEMBRO VISTO Á MINHA JANELA: CRÓNICA DE JOSÉ ILÍDIO TORRES




DIVULGAÇÃO DA GALA DAS SETE MARAVILHAS DA GASTRONOMIA QUE TEVE LUGAR ONTEM SÁBADO EM SANTARÉM E FOI TRANSMITIDA EM DIRETO PELA RTP1




ENTREVISTA COM ANGELA SILVA COM UM NOVO CONCEITO DE NEGÓCIO DE ROUPA EM SANTAREM


CAMPANHA LIVROS PARA MOÇAMBIQUE

OUÇA ACESSANDO O SITE:
http://www.raizonline.com/radio/

Musicas:

KATIA GUERREIRO,
RUI VELOSO
CARMINHO
HUGO SAMPAIO
RODRIGO
ENTRE OUTROS

sexta-feira, setembro 09, 2011

DOUTOR DOS PASSARINHOS

DOUTOR DOS PASSARINHOS - Acróstico

D outor que estranha contradição é essa que te habita
O u que muralhas levantaste para isolar o teu coração
U saste gelo, rochas, madeira ou até blocos de betão
T orturaste tua alma acomodado ou preso a essa vida
O teu cérebro substitui todos os outros orgãos do corpo
R olando nele solta a vida sentida somente na imaginação

D ocemente e ás vezes com alguma violência, aconchegado
O recanto do lar usando como refúgio e consentida prisão
S ol lá fora brilhante e aqui dentro, cercado de noite o coração

P assados os anos, que resta do menino ingénuo e inocente
A ssistente da vida e que recolhia as aves caídas do ninho
S ensibilidade somada á emoção, as curava com ternura
S ingeleza e sem defesas aberto á vida e ás emoções sentidas
A nos de sofrimentos e mágoas acumuladas te deixaram assim
R ebelde e em defesa constante, agressivo e até inconstante
I gnorando o teu semelhante, desprezando um amor constante
N ascido á revelia, sem consentimento consciente, mas ardente
H oje contudo racionalmente negado, porque fonte de sofrimento
O sentimento de traição tão presente, no coração antes magoado
S ó questiona, quem te fez assim tão terno, mas tão couraçado?

Arlete Piedade

quarta-feira, setembro 07, 2011

ACRÓSTICO PORTUGAL AMA O BRASIL (HOMENAGEM AO POVO BRASILEIRO NO DIA DA INDEPENDENCIA)

PORTUGAL AMA O BRASIL

P artiram nossos antepassados á descoberta
O rdem real para desbravar novos caminhos
R umos incertos pelo oceano revolto, alerta
T udo a postos para não chegarem sózinhos
U ma rota desconhecida mas talvez secreta
G algando abismos profundos e seres daninhos
A lcançando enfim essas novas terras ardentes
L igadas por corações apaixonados e carentes

A morosos se tornaram esses míticos mareantes
M eninas donzelas encontraram na areia dourada
A maram-nas como se não importasse mais nada

O s corpos e almas unidos, á forte paixão rendidos

B rasil, terra amada, filha, irmã, amiga, amante
R omance eterno de povos diferentes, mas unidos
A mor sem fim entre almas, cores, gente errante
S edução edificante, na distância, seres queridos
I nfeliz pátria, filha amada, terna e inebriante
L aços de amor nos prendem, Brasil te amamos!!!

Arlete Piedade

OUÇA O HINO DA INDEPENDENCIA DO BRASIL AQUI

sábado, setembro 03, 2011

PROGRAMA ARLETE CONVIDA NA RADIO RAIZONLINE DOMINGO 4 DE SETEMBRO


 

From: arletepiedade@hotmail.com
To: poeta_arlete@hotmail.com
CC: fada_arlete@hotmail.com
Subject: PROGRAMA ARLETE CONVIDA NA RADIO RAIZONLINE DOMINGO 4 DE SETEMBRO
Date: Sat, 3 Sep 2011 21:48:21 +0000

PROGRAMA ARLETE CONJVIDA NA RÁDIO RAIZONLINE

DIA 4 DE SETEMBRO DAS 22 ÁS 24 H

(18 ÁS 20 HORAS DO BRASIL)

ENTREVISTA COM O POETA E DINAMIZADOR CULTURAL BRASILEIRO DA BAHIA,  VALDECK ALMEIDA DE JESUS, CRIADOR DO PRÉMIO LITERÁRIO VALDECK ALMEIDA DE JESUS DE POESIA.

 

OUÇA ACESSANDO O SITE:

http://www.raizonline.com/radio/

O PROGRAMA INCLUI ENTRE OUTRAS:

- DIVULGAÇÃO DOS POEMAS SELECIONADOS E QUE GANHARAM O PRÉMIO LITERÁRIO EM 2010.

- HOMENAGEM A JORGE AMADO PELO CENTENÁRIO DA SUA DATA DE NASCIMENTO,  COM POEMA DA AUTORIA DE VALDECK ALMEIDA DE JESUS, DECLAMADO POR ARLETE PIEDADE.

MUSICAS DE CANTORES BAIANOS, ENTRE OS QUAIS:

CHICO BUARQUE,

CAETANO VELOSO,

DANIELA MERCURY

IVETE SANGALO

MARIENE DE CASTRO

CLÁUDIA LEITE E

PITTY,  ENTRE OUTROS

 

 

quinta-feira, setembro 01, 2011

BALA PERDIDA


Bum…. É o som da perdida bala
A bala que se tornou corriqueira,
Levou o pequeno Luizinho com ela,
A Inês também, que estava na cavaqueira!


Pistola e pão vendem-se por tostão
Esquina certamente sim, esquina talvez não
Rapaz com pistola se torna valentão
Duvido que saiba bem usar, senão,
Infelizmente não mataria o Romão
De cansado preparava para um banho,
A bala não viu que de guerra ele era estranho!

João Furtado


Praia, 01 de Setembro de 2011

ACRÓSTICO MULHER

















MULHER

M omentâneas dores, ás vezes, tormentas
U m sentimento doce que te traz feliz
L onge de ti, em pensamento alimentas
H abitando na alma, esse amor de raiz
E ncanto és de alguém, amparo, protecção
R is á toa, tonta de amor e paixão...

Arlete Piedade